sexta-feira, 1 de junho de 2007

A PROVA DE QUE SABEMOS NOS ORGANIZAR!

Ana Gouvêa Bocchini – 5º ano pedagogia

Quero, neste pequeno texto, tratar da ocupação que está acontecendo na UNESP de Rio Claro em um contexto um pouco diferente, explicitando a dinâmica desta ocupação e os sentimentos que ela me casa. Um sentimento de orgulho da nossa geração e dos estudantes do campus que não sentia há muito tempo, um sentimento de luta, um sentimento de solidariedade com os outros campi, um sentimento de coletividade, uma verdadeira injeção de ânimo!

Cerca de 100 alunos iniciaram a ocupação na quinta feira à noite. Começa por aí: após uma assembléia de 4 horas de duração, acompanhada de uma grande frente fria, 100 pessoas se disponibilizaram a dormir nas salas do bloco G1 já naquela noite. Quando todos já estavam alojados nas salas, por volta de meia noite iniciou-se outra assembléia, para serem tirados os pontos de reivindicação, bem como discutir as diretrizes da ocupação. Esta durou até as 4 horas da madrugada, onde todos, apesar do cansaço e do desgaste agüentaram firme, em prol de uma mesma luta, que vai contra a política do governo estadual paulista, a política tucana.

Foram divididas comissões para a efetivação da ocupação: uma de limpeza, uma de segurança, uma de alimentação, uma de comunicação e divulgação, uma de atividades e uma de finanças. Com estas comissões a ocupação tem se demonstrado muito madura e organizada. O espaço está sempre limpo (diga-se de passagem, os banheiros têm papel higiênico sempre, o que não acontece normalmente!); nenhuma confusão aconteceu com os guardas do campus, entre os alunos ou com o patrimônio do prédio; as comidas estão ótimas (café, chá, leite, carne de soja, macarrão, strogonoff, sopas e caldos); os cartazes, o blog e nossas cartas contemplam de forma criativa e exigente nossas reivindicações e anseios; as atividades são muitas com palestras, manifestações artísticas e as contribuições de alguns Reais ou mesmo centavos de cada pessoa faz com que consigamos produzir tudo isto!

Fora isto, foram criados diversos GD´s (Grupos de Discussões) que funcionam uma ou duas vezes por dia. Neles, discutimos e refletimos sobre os pontos que envolvem nosso movimento, tais como: os decretos colocados, a Secretaria de Ensino Superior, a greve, a ocupação, a universidade pública e o uso dela pela comunidade. Há uma sala de discussão e leitura, onde acontecem as palestras, assembléias, plenárias e quando não há programação específica as pessoas podem encontrar muitos textos informativos e reflexivos. Em um dos GD´s, por exemplo, discutimos o Decreto que impõe a Secretaria de Ensino Superior, lendo, coletivamente, ponto a ponto. Assim, levantamos nossas críticas e dúvidas.

Poderia ficar algumas páginas a mais descrevendo cada momento, pois todos são de suma importância para que ocorra uma ocupação do modo como está ocorrendo. O que quero frisar é um sentimento muito individual, mas que acredito também estar dentro de todos que estão lá dentro e de muitos que foram visitar o espaço ocupado.

O clima é de tranqüilidade, de revolta com as políticas neoliberais e com a situação da universidade pública, de debate, de embasamento teórico, de companheirismo, enfim de um novo movimento estudantil que nasce: sem brigas partidárias e organizado.

A alvorada com os músicos da ocupação, o almoço no solzinho que começa a nos fazer tirar um dos vários agasalhos, a sopa da janta e o café da manhã com a neblina do frio, as discussões onde todos colocam suas idéias abertamente, são momentos que nunca poderemos esquecer. Em minha opinião isto sim que é viver de forma democrática e coletiva! Parabéns aos alunos e alunas deste novo movimento!

Um comentário:

Vanessa Silva disse...

É isso aí!!!
Toda a força e apoio ao movimento de Rio Claro!!!!!

Continuemos na luta por melhores condições, por uma educação digna para todos!!!!

Vanessa Silva Russell
Unesp Bauru!!!!!