domingo, 10 de junho de 2007

Carta aberta à sociedade - Franca

Gostaríamos, através dessa carta, esclarecer melhor à sociedade os motivos que nos levaram a ocupar a sala da vice-diretoria na Unesp Franca.
Nosso campus possui 72 pontos de risco de desabamento e incêndio, faltam professores em várias matérias e praticamente não há democracia dentro do espaço acadêmico. Como se não bastassem, muitos colegas são obrigados a abandonarem o curso por falta de assistência e moradia estudantil.
Para piorar a situação, o governador Serra, no primeiro dia de seu mandato, lançou mão de alguns decretos (inconstitucionais por sinal) que acabam com a já pouca autonomia da universidade pública e sinalizam uma intensificação do processo de privatização do ensino público paulista.
Nesse sentido, nós, estudantes da Unesp Franca, decidimos não mais aceitar calados os ataques dos diretores, reitores e do governo. Sabemos que não estamos sós, muitas unidades da unesp estão em greve. Na Usp a ocupação da reitoria e a greve permanecem. Na Unicamp também há greve. As mobilizações não se concentram apenas no Estado de São Paulo, cerca de 34 universidades federais estão em greve e há ocupações de reitorias no Rio Grande do Sul e em universidades do Nordeste.
Mas é importante dizer que, ao contrário do que a mídia coloca, não estamos mobilizados apenas contra os decretos ou por nossas pautas especificas. Estamos lutando também para que todos tenham acesso à universidade pública. Não queremos que as universidades públicas pesquisem apenas em favor de “meia dúzia de grandes empresários” e sim que coloque todo o conhecimento produzido para beneficiar os trabalhadores e o povo pobre. Também estamos empenhados em barrar todo tipo de reforma que visa retirar os direitos dos trabalhadores.
Por fim pedimos o apoio de toda a população nessa luta por uma educação pública, de qualidade e para todos.


Movimento Estudantil de Ocupação - Unesp Franca

Um comentário:

Anônimo disse...

Entaum... talvez rio claro pudesse fazer uma carta assim tb, pra populacao da cidade... naum sei se estou dizendo besteira, mas pelo menos eu naum vi nada a esse respeito...